Voltar

Limpeza pós-obra: um serviço indispensável

Aprenda a deixar o estabelecimento limpo depois de uma obra.

Máscaras e luvas são necessárias para realização da limpeza-pós obra.

Construir e reformar, quando planejado, é uma beleza, porque você pode ter o seu espaço da forma que quiser - e não tem nada melhor do que deixar as coisas do nosso jeito, não é mesmo? Mas, apesar de obras e reformas serem algo atraente, a sujeira que fica após a realização das atividades pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Por mais tempo que passe limpando o local, parece impossível deixá-lo finalmente organizado. É por essa razão que, em muitos casos, principalmente em médias e grandes obras, as pessoas contratam empresas terceirizadas que oferecem o serviço de limpeza pós-obra. Contratar esses profissionais é garantir seu espaço em bom estado: não só limpo, como também organizado.  

Cuidados específicos  

Pó, restos de tintas, materiais de construção, entulhos etc, só de pensar já dá uma agonia. Sabia que para realizar uma limpeza pós-obra exige cuidados específicos? Afinal, a sujeira de fruto de obras não é retirada com uma simples varrida ou passagem de pano. Pelo contrário, é preciso fazer o uso de determinados produtos para conseguir remover todas as impurezas. Empresas terceirizadas que atendem a esse serviço possuem o aparato necessários para fazer a limpeza pós-obra.  

Dicas para limpeza caseira  

A necessidade de contratação de profissionais especializados nessa área varia de pessoa para pessoa e obra para obra. Se você é dos que prefere realizar a limpeza por conta própria, existem algumas recomendações a seguir para fazer a retirada de impurezas de forma correta, segura e profunda.  

O primeiro passo, é pegar todo o entulho “grosso” e colocá-lo dentro de um saco, deixando para o pano ou vassoura aqueles mais leves e menores. Outra coisa a se atentar, é que cada cômodo e móvel exige um tipo de limpeza e produto diferentes.  

Antes de começar a limpeza pós-obra, lembre-se de providenciar luvas e máscaras, porque, por mais que não seja alérgico aos materiais, a composição química dos produtos podem causar irritação no corpo, olhos e vias respiratórias, além de serem prejudiciais à saúde se expondo sem proteção.  

Porém, deixar o ambiente limpo, principalmente depois de uma obra, não é tão fácil quanto parece. Não é à toa que esse serviço é terceirizado e existem profissionais qualificados para a atividade, tanto no manuseio correto dos equipamento, como no conhecimento sobre onde e quando utilizar os produtos, além de disporem de todos os apetrechos necessários para estarem realizar o serviço.  

Contratar profissionais em serviço de pós-obra é garantir, além do ambiente em perfeito estado, a sua segurança. Além disso, os resíduos grossos que serão retirados da obra não podem ser descartados de qualquer forma e em qualquer lugar, mas precisam seguir normas e leis de descarte de entulho, que são devidamente cumpridas pelos profissionais.