Voltar

Limpeza hospitalar: por que precisa ser específica?

Evitar levar vários presentes a um paciente é uma das principais formas de manter a higienização.

Existem três tipos de limpezas que precisam ser seguidas para manter o hospital sempre em boas condições.

Você já deve ter notado ou ouvido falar que a limpeza hospitalar precisa ser realizada de uma forma específica, não é mesmo? Mas você sabe o por quê disso? Apesar dos hospitais e centros de saúde salvarem e cuidarem de milhares de vidas por dia, eles também podem ser um ambiente propício e colocar em risco a vida das pessoas. Contraditório, não? Isso acontece pelo simples fato de que a quantidade de germes, vírus e bactérias que se concentram e propagam em ambientes assim. Eles variam desde os mais comuns, como os que temos contato regularmente, como os mais mais agressivos, transmissíveis e nocivos à saúde.

Devido ao acúmulo de microrganismos e material tóxico, é proibido descartar lixo hospitalar em qualquer local, sendo necessário separá-lo dos demais em contato constante com as pessoas. Mas ao falar de hospital, não basta preocupar-se apenas com os resíduos que ele produz. Pelo contrário, outro fator de grande importância é a manutenção da limpeza, pelo bem da saúde dos funcionários, visitantes e pacientes. 

Empresas de limpeza têm segmentação para hospitalar 

Por ser um trabalho que requer muito cuidado, a limpeza hospitalar geralmente costuma ficar por conta de profissionais que entendem do setor e sabem como realizá-la e os produtos adequados a serem utilizados. Por essa razão, a contratação de uma empresa de limpeza hospitalar é sempre a primeira opção quando se trata da higienização de hospitais e centros de saúde.  

O trabalho realizado por profissionais que atuam nessa área exige tamanha complexidade, pois existem tipos específicos de limpeza hospitalar: 

  • Imediata: remoção de matéria orgânica por meio de desinfecção de superfícies;  
  • Concorrente: procedimento tradicional, é a limpeza diária a qual estamos acostumados: higienização de pisos, banheiros e superfícies do hospital; reposição de produtos que tenham acabado; retirada de resíduos que tenham sido produzidos desde a última limpeza (quando se trata de cirurgia, a coleta de lixo é feita realizada imediatamente);
  • Terminal: higienização mais profunda, porém, intercaladas. Quando o caso trata-se do quarto de um paciente, a ação é feita após o fim da utilização do espaço (seja por alta, óbito ou transferência). Já quando é em caso cirúrgico, essa limpeza acontece em sequência ao procedimento. Ao tratar-se de leitos em que o paciente ficará por mais tempo, o procedimento é realizado em períodos programados.

Dicas para manter a limpeza hospitalar 

Limpeza é aquele tipo de ação que, mesmo realizada periodicamente, ao terminar de limpar, já sujou novamente. Por essa razão, existem algumas recomendações a serem seguidas para a manutenção da higienização do lugar por mais tempo. Duas delas são as seguintes: em hipótese alguma, reutilize roupas ou panos que tenham sido usados, sempre jogue-os fora e evite levar muitas coisas em visitas ou objetos desnecessários em internações, por exemplo, porque a desorganização é um dos principais fatores que fazem com que a limpeza hospitalar vá por água abaixo.