Voltar

Inteligência artificial pode contribuir para a segurança empresarial

Cidades brasileiras têm adotado a IA como um olhar e proteção extra.

IA é capaz de localizar pessoas desaparecidas.

Inteligência artificial é um dos assuntos mais ouvidos e discutidos nos últimos anos. Afinal, atualmente esse recurso está presente em quase tudo o que se possa imaginar. Se você acha que essa é uma tecnologia recente só porque está sendo mais comentada na atualidade, está completamente enganado, porque a IA (como também é conhecida) foi fundada em 1940. Você sabe o que é a inteligência artificial?

Esse recurso, que está presente em boa parte dos aparelhos tecnológicos de hoje, é um mecanismo da computação que tem como função principal simular capacidades humanas, como raciocinar, tomar decisões, identificar indivíduos, reproduzir e identificar vozes, simular conversas e interações humanas e etc.

De primeiro momento (apesar de atualmente apresentar as funcionalidades acima), a inteligência artificial tinha como objetivo central encontrar novos recursos estritamente para os computadores. No entanto, com o passar dos tempos e seu desenvolvimento, hoje serve para muito mais utilidades, podendo até mesmo auxiliar empresa de segurança.  

IA na segurança  

Segurança é um dos fatores principais com que as pessoas se preocupam, e quanto mais recursos tiverem a favor para a nossa proteção, melhor. A utilização de inteligência artificial tem sido uma ferramenta que tem aperfeiçoado a eficiência em segurança. O uso é tão positivo que algumas linhas de metrôs da cidade de São Paulo cogitam a atuação de IA em suas dependências. As cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Campinas já fazem o uso desse recurso.  

Um exemplo de sucesso foi a utilização dessa ferramenta em um projeto-piloto no carnaval carioca de 2019, em que 28 câmeras foram posicionadas e conseguiram detectar os rostos de infratores, sendo possível realizar a prisão dos mesmos e recuperar os objetos que tinham sido extraviados. Devido ao sucesso do teste, a PM da cidade pretende expandir o projeto.  

Como funciona?  

A utilização da inteligência artificial nos celulares já é algo comum. No setor de segurança, apesar de ser adicionada progressivamente, ainda é algo que está restrito a algumas cidades e empresas do ramo.  

O recurso age por meio de câmeras na identificação de pessoas. O procedimento é capaz de fazer a leitura de detalhes do rosto, como a distância entre os olhos, a forma da boca, nariz e queixo, ou seja, o sistema realiza reconhecimento facial. 

Quando esse recurso é utilizado nos sistemas de segurança, fica mais fácil de identificar criminosos ou pessoas desaparecidas, porque após a detecção das câmeras, basta apresentar as coordenadas ao banco de dados de identificação de pessoas.  

A inteligência artificial, utilizada em segurança ou em outros softwares de identificação, tem sido eficaz no encontro de pessoas desaparecidas. Na cidade de São Paulo que, em média, registra o desaparecimento de 20 pessoas por dia, a Polícia Militar aliou-se a esse recurso para intensificar e tornar mais efetiva a localização de pessoas.  

Saindo da área de segurança, uma renomada empresa, a Microsoft, lançou no ano passado um aplicativo que visa a localização de pessoas desaparecidas e associou-se a uma ONG de familiares, visando apoiar a busca.