Voltar

Hábitos que podem melhorar a conduta do vigilante

Saiba quais são as ações que precisam ser diárias para execução de um bom trabalho.

Um vigilante atento consegue ser estratégico e agir antes que o imprevisto aconteça.

Contratar um serviço e não obter o retorno positivo desejado é algo bastante decepcionante, pois não é o que se espera ao adquiri-lo ou contratá-lo. E para que cada atividade seja feita de forma correta e não haja erros, existem fatores imprescindíveis que precisam ser adotados, tais como a concentração.

Falar em vigilante é associá-lo, diretamente, entre outras coisas, à concentração. Para tanto, existem alguns critérios que os seguranças precisam seguir para prezar não só pela proteção das pessoas e do patrimônio, mas também pela própria integridade. 

Atenção é um ponto crucial

Ao visitar alguma empresa que dispões de vigilantes, podemos ter a impressão de que, a todo momento, estamos sendo vigiados, não é mesmo? Isso acontece porque esse profissional está atento às pessoas e a todas as coisas que acontecem no local.  

Mais do que estar atento, o profissional tem que ter como forte característica a desconfiança sobre todos os indivíduos, afinal, ele não conhece ninguém e não sabe qual a intenção das pessoas. Por isso, é necessário, como diz o ditado, o vigilante sempre “ficar com o pé atrás”.  

Permanecer longe de aglomerações  

Por necessitar estar sempre atento ao que acontece, não é viável ao vigilante ficar em um ambiente tumultuado. É recomendado que o profissional fique afastado dos demais e, quando possível, tenha uma cabine, ou espaço específicos de observação. Ao ficar longe do aglomerado, o vigilante também evita pessoas conversando consigo o tempo todo, o que também é um elemento grave de dispersão.  

Postura diz muito sobre o vigilante  

O modo como nos vestimos e a forma como nos portamos nos locais, diz muito a nosso respeito. E quando se trata de vigilante não é diferente. Por isso é indicado que o profissional esteja sempre bem fardado e apresente-se com postura ereta, a fim de passar a imagem de preparo para a função e seriedade com o posto no qual atua - além de intimidar e diminuir as chances de delito.  

Armamento e passagem de posto  

Todo equipamento, armamento e objetos disponibilizados para os vigilantes devem estar ao seu alcance. A arma utilizada nunca deve estar fora do coldre, a fim de, em caso de incidentes, o vigilante conseguir reagir rapidamente, evitando maiores complicações, como, por exemplo, a possibilidade de ser feito de refém.

A troca de posto precisa ser sempre feita em um local seguro e que não haja trânsito de pessoas e deve ser breve, já que por alguns minutos o local estará desprotegido. Nesse momento de troca, também ocorre a entrega de equipamento e armas, que deve ser realizada com discrição. É recomendável usar algo para esconder o armamento durante a passada de posto, como uma caixa de areia, por exemplo.

Estabelecendo esses hábitos, o vigilante será mais eficiente em seu trabalho e realizará de forma efetiva a segurança do local e das pessoas que nele estão.