Voltar

Facilities: você sabe o que é isso?

Serviços gerais auxiliam empresas a oferecer um trabalho mais qualificado.

Empresas de facilities tem crescido no mercado.

Um setor que tem crescido nos últimos anos é o facilities. Você sabe o que é isso? Tendo como objetivo central trazer facilidade e facilitar a vida das empresas que adotam o serviço, esse setor nada mais é que a terceirização de determinadas atividades com a qual estamos acostumadas. Não está identificando o que seria? Vamos por um outro raciocínio.  

Quando você vai a algum lugar, seja um centro de saúde, condomínio ou empresa, é muito comum se deparar com vários funcionários até chegar ao setor que onde deseja. Dentre esses colaboradores, podemos citar: porteiros, recepcionistas, seguranças, copeiros e etc, sendo esses alguns dos serviços oferecidos pelo setor de facilities, que tem como função central auxiliar as empresas na execução de melhoria de atividades essenciais, mas secundárias, sem interferir em sua atribuição principal.  

Principais setores de atuação 

O setor de facilities não se limita apenas aos serviços descritos acima, podem ser exercidos, também, nas seguintes áreas: 

  • Segurança e portaria - São os profissionais responsáveis por fazer a identificação e liberação de visitantes a edifícios e pela segurança de estabelecimento; 
  • Limpeza - Preservar o ambiente limpo e higienizado é uma das necessidades principais dentro de uma empresa. Por essa razão, elas tendem a contratar empresas de facilities que fornecem o serviço;
  • Jardinagem - Ter um jardim não é apenas plantar e deixá-lo se desenvolver por conta própria, mas é um serviço que exige bastante cuidado. Como não são todas as pessoas que possuem conhecimento na área, empresas contratam, dentro do escopo de facilities, profissionais especialistas em jardinagem;
  • Recrutamento e seleção - Setor que também contemplado pelo facilities, responsável por realizar as entrevista com possíveis colaboradores. Muitas empresas tendem a buscar por especialistas nessa área devido ao conhecimento e expertise em seleção.

Ainda assim, os serviços de facilities não se restringem apenas aos citados acima. A lógico de atendimento do setor contempla as atividades que fogem do segmento no qual a empresa contratante atua, incluindo manutenção, recepção e atendimento, logística interna e bombeiros também estão inclusos.  

Benefícios da contratação de facilities 

Ter um direcionamento e foco na realização do seu trabalho é algo que intensifica a qualificação do serviço prestado. Por isso, contratação de uma empresa que atua nesse segmento resolve a necessidade de atender a serviços que não fazem parte parte do seu setor.  

Além de ter mais conforto e tranquilidade, também é possível ter segurança maior, porque além de serem profissionais especializados na função em que atuam, também possuem um gestor de facilities que coordena as operações das atividades e encontra soluções para eventuais problemas.