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Entenda o que é cultura da segurança e a necessidade de implantá-la

Implantar a cultura da segurança é uma forma de melhorar o dia a dia da empresa e deixar os colaboradores mais confiantes e confortáveis.

cultura da segurança

Você já ouviu falar em cultura da segurança? Se sim, entende o que vai ser trabalhado nesse artigo e a importância de adotar essa ação no dia a dia. Agora se não tem ideia do que é isso, vamos te explicar a seguir. Cultura da segurança são as ações e medidas adotadas por uma organização que faz com que uma empresa seja uma espaço seguro e acessível para todos que estão lá.

Se engana quem pensa que a cultura da segurança diz respeito apenas à proteção dos espaços, porque vai muito além disso. Desde as crianças de uma empresa até a apresentação de relatório, precisam estar de acordo e dentro do processo. Ou seja, envolve tudo o que acontece em uma organização e todas as áreas de atuação.

O que é cultura da segurança?

Cultura de segurança são todas as ações que acontecem em prol da segurança da companhia. Ou seja, crenças, atitudes, normas e práticas de trabalho são algumas ações que precisam estar dentro dessa ação, porque envolvem todas as áreas e práticas de trabalho.

A criação de uma cultura de segurança deve estar presente em todas as empresas, desde as que possuem função de risco até as que não tem. Quem adota essa prática consegue ter retornos positivos e desfrutar de alguns benefícios, como:

  • Redução de acidentes;
  • Aumento da confiança;
  • Mais produtividade;
  • Menor rotatividade;
  • Maior engajamento;
  • Desenvolvimento da confiança e bem-estar dos funcionários.

Ou seja, a empresa se torna um ambiente atrativo para todos os colaboradores, e, com isso, é possível observar um crescimento da organização. É preciso entender que essa ação é a longo prazo, e não algo que seja visível de um dia para outro.

Dicas para criar cultura da segurança

Quando a cultura da segurança passa a ser trabalhada em uma organização, existem algumas dicas que precisam ser seguidas para conseguir ter um melhor aproveitamento. São elas:

  • Planejamento: realização de um estudo para saber o que não está sendo realizado corretamente e precisa de atenção. Isso envolve todas as áreas, desde os equipamentos que estão sendo usados até os custos.
  • Organização: todo bom trabalho precisa de organização. Por isso tenha sempre bem listado os procedimentos que devem ser realizados e como devem ser seguidos.
  • Inspeção: fazer uma constante análise dos equipamentos é uma maneira de evitar acidentes.
  • Bons líderes: tenham pessoas no comando que tenham bom conhecimento do assunto e saibam comandar uma empresa, é um bom caminho a ser seguido.
  • Elogio: reconhecer o trabalho dos colaboradores faz com que eles se sintam valorizados, além de mostrar que a empresa se preocupa com eles e está atenta no que estão fazendo.