Voltar

Dicas de jardinagem caseira

O clima tem forte interferência nos cuidados diários.

Jardinagem caseira possibilita melhorias na saúde e decoração mais próxima à natureza.

A rotina que as pessoas de grandes cidades levam no dia a dia é um dos fatores que contribuem para o aumento do estresse. Mas você sabia que existem medidas naturais para amenizar a tensão? O uso de medicamentos e a prática de exercícios são as alternativas mais recorrentes, mas existe um outro aliado que é ainda mais simples e pode fazer parte de um canto da casa, compondo a decoração. A jardinagem caseira, além de proporcionar um ar clean para o ambiente, também é uma ótimas aliadas da saúde, apontada por estudos como benéfica na prevenção de depressão.

Manter um jardim em casa não produz nenhuma mágica. O que acontece é que o aroma das plantas e sua presença oferecem benefícios para a saúde do ser humano, por meio da melhora da qualidade do sono, respiração, controle de umidade e até mesmo dores de cabeça. Porém, por mais positivas que as vantagens sejam, é necessário cuidar, porque se não houver o cuidado necessário, o efeito pode ser contrário. 

Escolha as plantas corretas 

Para cultivar um jardim em casa não basta simplesmente comprar um monte de mudas, pelo contrário, é necessário saber quais são as plantas que mais se adequam ao seu ambiente e à jardinagem caseira, porque nem todas conseguem se adaptar. Algumas sugestões de espécies para compor seu espaço verde, são:

  • Samambaia; 
  • Árvore da Felicidade;
  • Orquídea;
  • Bromélia;
  • Lírio da paz;
  • Jiboia.

Os cuidados que se deve ter 

Pense na jardinagem como uma pessoa que precisa de cuidados específicos para crescer saudável e com aparência bonita. Para isso, aqui vão algumas dicas para cultivar seu espaço da melhor forma.  

Preparação do solo  

Providenciar e preparar o lugar em que o jardim vai ficar, é o primeiro passo que se deve ter, além da base de sustentação e do solo. Por isso, mantenha o espaço sempre livre e longe de impurezas, como é o caso de ervas daninhas e raízes mortas.  

Faça adubação  

Adubar a terra mensalmente é oferecer mais vida ao seu jardim por meio de nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. Sem a quantidade ideal dessas substâncias, o seu jardim pode até sobreviver, porém, apresentando deficiências. Um exemplo disso, são as folhas que rachadas ou frutos que nascem sem casca.  

Regue com frequência  

Assim como todo ser vivo, a importância da água para a sobrevivência das suas plantas é essencial. Regue o jardim com frequência, se possível toda manhã. Evite molhar as plantas quando o sol já estiver centralizado, porque você pode aumentar as chances de queimá-las. Outro fator importante para se observar é o clima, pois ele tem forte interferência na manutenção do jardim. Caso esteja muito quente, talvez seja necessário regar mais de uma vez, já em dias mais úmidos, regar de dois em dois dias é o suficiente.   

A importância da poda 

Podar o seu jardim irá renová-lo e direcioná-lo a mais crescimento. Ao cortar folhas e caules necessários, você elimina partes mais velhas e secas e cultiva as novas, além de melhor o aspecto visual da plantação.

A jardinagem, é um trabalho que pode ser feito em casa, ou que pode ter a contratação de um empresas especializadas para fazer esse trabalho, uma vez que possuem todos os recursos. Dentre os serviços oferecidos pelo grupo albatroz, esse é um dos que podem ser encontrados.