Voltar

Dia mundial do desarmamento infantil

Uso de arma por crianças pode incentivar a violência.

Brasil ocupa a 99ª posição no ranking mundial da proteção à infância.

Pare e pense: quando se fala de brinquedos para meninos na infância, quais vêm primeiro à sua cabeça? Provavelmente, uma bola de futebol e a arminha de brinquedo, não é mesmo? Apesar de serem em formato para jogar água nos amiguinhos, sendo uma forma de diversão e entretenimento, esse não é o tipo de brinquedo mais ideal para se fornecer a uma criança, seja pequena ou até mesmo com uma idade mais avançada. Apesar da arma de brinquedo ser mais comum entre o sexo masculino, as meninas também tendem a se divertir com esse tipo de brincadeira.

Diferentemente da forma como são vendidas no comércio, a arma de brinquedo não é apenas um lança água, pelo contrário, é um péssimo incentivo para o desenvolvimento infantil.

Proibição de armas de brinquedos

Bastante discutida por apoiadores e contrários, no ano de 2014 o Estado de São Paulo e outros estados do Brasil, aprovaram a Lei nº 15.301/2014, que proíbe a comercialização de armas de brinquedo que sejam semelhantes a armas reais. O intuito era reduzir o índice de assaltos realizados com armas de brinquedos e incentivar a conscientização do desarmamento infantil, já que, para muitos, o uso desse brinquedo na infância incentiva a violência, uma vez que a arma é associada a esse tipo de comportamento.

O assunto do desarmamento infantil é tão importante, que o dia 15 de abril é considerado o Dia Mundial do Desarmamento Infantil. Em geral, nessa data, as escolas promovem projetos e brincadeiras voltadas à conscientização de crianças e adultos acerca dos motivos pelos quais a arma não deve ser utilizada como brinquedo pelos pequenos.

Uso de armas de fogo

Assim como a discussão que proíbe a comercialização de armas de brinquedo, também há muitos debates em torno do armamento civil. Atualmente, no Brasil, o que vigora é a lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que possibilita a posse de armas pelos civis que não atuam em segurança pública ou privada.

Apesar da maior facilidade para se obter o porte e armamento, alguns atributos precisam ser seguidos, sendo um deles a idade mínima de 25 anos, seguido de outros requisitos como:

  • Não ter antecedentes criminais;
  • Não estar respondendo inquéritos policiais;
  • Ter preparação técnica e psicológica para utilização de arma;
  • Ter ocupação profissional e uma residência fixa;
  • Declarar a necessidade em possuir armamento em sua dependência.

Arma não é brinquedo

Para muitos, a arma pode até parecer um brinquedo quando feita de plástico e lançando água, mas quando se trata de armas reais, o manejo correto exige um treinamento e técnica específica. Tratá-las como objetos de loja infantil é nocivo e pode provocar acidentes e mortes.

Todo brinquedo (ou a grande maioria) contribui para a educação e o desenvolvimento da criança. Quando se fala de arma, não há encaixe ideal para essa fase inicial. Sendo assim, levar em consideração o decreto do desarmamento infantil é uma forma de fazer com que os pequenos aproveitem melhor e com mais segurança a sua infância e juventude e que o Brasil, atualmente na 99ª posição no ranking mundial de proteção à infância, consiga evoluir e ocupar colocações mais favoráveis.