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Dia do Cliente: a história e formas de agradecer os consumidores

Celebrado há 17 anos no Brasil, a data visa homenagear os consumidores e melhorar a relação entre empresas e clientes. Existem algumas ações que precisam ser constantes no dia a dia de uma organização para que seja possível fidelizar o público.

O Dia do Cliente foi criado por um especialista em Marketing e Recursos Humanos.

O que seria de uma empresa se não tivesse os seus clientes, não é mesmo? Sabia que essas pessoas que auxiliam no crescimento e imagem de qualquer organização têm um dia próprio? Pois é, o dia 15 de setembro é considerado o Dia do Cliente. E essa data já é celebrada há 17 anos no Brasil.

Mas o que é preciso saber sobre o Dia do Cliente e sua importância? São vários aspectos que compõem a lista. Além de entender o significado, outra coisa que não pode ser deixada de lado, ainda mais na data comemorativa, são formas de agradar ainda mais aqueles que sempre estão ao seu lado. Continue lendo esse artigo e confira tudo o que separamos para você!

Dia do Cliente foi criado com intuito de fidelização e aproximação

O Dia do Cliente foi criado em 2013 no Rio Grande do Sul por João Carlos Rego, empresário especializado em Marketing e Recursos Humanos. O intuito inicial era criar uma data para que os clientes fossem homenageados e desenvolver ou firmar as relações entre empresa e consumidores ocasionando a fidelização do público.

Um diferencial do Dia do Cliente é o fato dele abranger o segmento físico e jurídico já que ambos são ou já foram clientes de alguém e também necessitam dos consumidores para sobrevivência. Até 2019, a data já tinha sido aprovada por 14 estados brasileiros e 167 municípios.

Como de se esperar, essa é uma data que oferece benefícios para os clientes. Por isso, no dia 15 de setembro, é muito comum se deparar com:

  • Brindes;
  • Promoções;
  • Campanhas publicitárias;
  • Campanhas de venda;
  • Decorações especiais;
  • Anúncios;
  • Eventos especiais.

Como melhorar o relacionamento com clientes?

O relacionamento com o cliente é algo que precisa ser constante no dia a dia de uma empresa e não apenas só quando ele realiza compra no seu estabelecimento. É necessário estar sempre presente, porque dessa forma consegue fidelizar aquela pessoa. Por isso, existem duas ações que são imprescindíveis para se destacar.

Oferecer uma boa experiência de compra

Um cliente satisfeito não quer guerra com ninguém, e se a experiência de compra dele, seja virtual ou presencial, for boa, você já tem um ponto garantido.

Para oferecer uma boa experiência de compra, é necessário estabelecer uma relação de confiança que mostre para ele a segurança em comprar com você. Para isso, é necessário ter um bom atendimento. Se for no ambiente online, não esqueça de trabalhar o SAC 2.0.

O pós-atendimento

Para fidelizar o cliente é preciso estar sempre presente na vida dele. Então, não encerre a relação após o fim de uma compra, pelo contrário, se faça presente, por meio de e-mail marketing e estratégias de entrega de encomendas, dessa forma ele sente acolhido.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.