Voltar

Dedetização: quais os benefícios desse serviço?

Quer se livrar de baratas, ratos e insetos? Saiba onde encontrar uma empresa de dedetização.

Verão é a época mais propícia a proliferação de insetos.

Ao início de cada ano, vemos alertas na Tv e lemos a respeito de cuidados que precisam ser tomados para o controle de pragas é imenso. Isso acontece porque é no verão que o ciclo de reprodução das pragas é mais favorecido, devido às altas temperaturas e maior umidade, sendo essa a razão para os insetos serem visto com mais frequência em casas, empresas, armazéns, estabelecimentos, etc.

Algo tão comum quanto a proliferação de pragas nessa época do ano, é o hábito que temos de tentar solucionar o problema com cuidados caseiros e paliativos. Mas sabia que muitos dos venenos que usamos, além de não serem tão efetivos, também não dão conta das pragas? Isso se dá porque elas acabam criando resistência aos inseticidas que utilizamos. Por essa razão, é aconselhável contratar serviços de dedetização não só para esse período do ano, mas periodicamente.  

E você sabe o que é dedetização? A prática consiste na eliminação de pragas ambientes por meio de veneno.

Por que dedetizar?  

Voltando a tempos passados, uma das epidemias que mais levou as pessoas a óbito foi a peste bubônica, cujo principal causador foram as pragas, mais especificamente ratos. Por estarem em contato com todas as parte da cidade, sejam ruas, rios, bueiros, casas e afins, esses roedores indesejados conseguem transmitir as mais variadas doenças, sendo algumas delas:  

  • Hepatite A; 
  • Tuberculose;
  • Dengue, Zika e Chikungunya;
  • Febre amarela;
  • Cólera;
  • Tifo.

Para evitar contaminação por alguma dessas doenças, é recomendável realizar periodicamente, dedetizações em seu estabelecimento visando o controle de pragas. Uma atitude que precisa ser mudada entre os brasileiros em relação a esse serviço, é procurá-lo apenas quando o ambiente já encontra-se infestado, mas passar a realizar a prevenção anualmente, principalmente em épocas que antecedem o verão e primavera, estações em que o ciclo de reprodução não é tão efetivo.  

Cuidados que precisam ser frequentes 

As pragas procuram lugares para se reproduzir e elas encontram ótimo habitat em ambientes como casas e estabelecimentos onde o acúmulo de lixo e resto de resíduos é grande. Por isso, é recomendável sempre manter o espaço livre de lixos e higienizado, evitar deixar restos de alimentos e não deixar a água parada. É por preciso manter o ambiente sempre limpo e, quando possível, desinfectado por empresas de dedetização promovendo o bem-estar e a saúde de todos os frequentadores do local.  

Diferentemente de décadas atrás, hoje as empresas que trabalham com dedetização não são mais vistas como exterminados, mas reconhecidas como agentes de saúde, pois o controle de pragas está associado diretamente aos cuidados necessários à saúde da população.