Voltar

Confira quais são as fake news que circulam sobre o coronavírus

Filtrar as informações possibilita uma segurança maior.

Ainda não existe vacina ou medicamentos específicos que combatem o vírus.

As chamadas fake news, notícias falsas, têm sido constantes em nosso dia a dia há anos. Se elas já interferem nas informações quando não há nenhum problema, imagine a influência delas em contexto de calamidade mundial, quando há uma pandemia, como é o caso do cenário atual causado pelo novo coronavírus. Por isso, apesar do desespero e ânsia por soluções e prevenções, é necessário filtrar tudo o que chega até você e confirmar a veracidade das informações, para que haja um cuidado maior na propagação de notícias.

Você sabe quais são as informações falsas que têm circulado a respeito do coronavírus nas redes sociais? Abaixo separamos algumas das principais notícias não verídicas que têm sido transmitidas sobre o assunto. 

Consumo de líquidos quentes mata o vírus 

Quando se fala em contaminação, é normal empregarmos higiene com água quente para matar os microrganismos. Esse pensamento fez com que pessoas acreditassem que a ingestão de líquidos quentes era uma forma de eliminar o vírus e cessar a pandemia. Mas essa informação está errada, visto que essa medida não apresenta eficiência científica provada. De acordo com Ministério da Saúde, ainda não há uma medicação, vitamina, vacina etc., para prevenir a infecção.  

Vitamina C é uma forma de prevenção ao coronavírus

Não há comprovação da existência de vitaminas que auxiliam na prevenção a contaminação do coronavírus. Os únicos métodos comprovados são lavar as mão com frequência usando sabão e não frequentar ambientes fechado e contaminados.  

Drogas previnem o contágio  

Uma informação que circulou a respeito dos métodos preventivos ao coronavírus, é que algumas drogas, mais especificamente o loló, também conhecido como lança-perfume, seria uma forma de prevenção. No entanto, isso não é verdade. Além da substância não ajudar no combate ao vírus, pode causar outros problemas nos usuários, como: perda de memória, desmaios, dores de cabeça, paradas cardíacas ou respiratória, ou seja, o uso diminui a imunidade e deixa os usuários vulneráveis.

Coronavírus não tem cura

Apesar de não haver nenhuma vacina ou um medicamento preciso para combater o vírus, isso não é verdade. A doença apresenta cura e boa parte dos contaminados em todo mundo sobreviveu até o momento.

Sites confirmam a veracidade das informações

Com a grande quantidade de informações fornecidas diariamente, fica complicado distinguir o que é verdadeiro ou não, por isso, existem sites que confirmam a confiabilidade do que está sendo transmitindo. São eles:

  • Aos Fatos;
  • Boatos.org;
  • E-farsas;
  • Lupa.

Apesar desses sites serem grandes aliados para desvendar o teor das informações, é necessário, acima de tudo, ficar atento ao que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgam, pois são os principais órgãos portadores de informação quando o assunto é a pandemia do coronavírus.

Formas de prevenção

Algumas ações precisam ser frequentes nesse momento de pandemia, pois só elas possibilitam uma segurança maior contra o contágio. Lavar sempre as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel volume 70% são formas de eliminar o vírus.

Para isso, é também é necessário, desinfetar utensílios que utilizamos com frequência, como celular, controle, computador, chaves, etc - principalmente pelo fato de serem compostos por dois materiais em que o vírus dura por mais tempo, plástico e metal. Evitar aglomerações e usar máscara quando precisar sair de casa ou estar em contato com outras pessoas, são as ações mais recomendáveis no momento.