Voltar

Confira as dicas para ser um bom profissional e se destacar

Ser um bom profissional não está relacionado à quantidade de cursos que possui, e sim às atitudes que tem no trabalho e em situações específicas.

Ser organizado é o principal tópico para ser um bom profissional.

Ser um bom profissional é algo que todos querem, afinal, não tem nada melhor do que se destacar no trabalho. Para conseguir ser uma pessoa de destaque entre os colegas de trabalho existem algumas atitudes que precisam ser frequentes e que não tem nada a ver com realização de cursos ou quanto você sabe mais do que o outro. Pelo contrário, está relacionado à sua postura perante a empresa em uma situação, a como você lida com as coisas.

Proatividade, simpatia, comprometimento e humildade são algumas das características que se associam a um bom profissional. Abaixo, separamos uma lista de fundamentos que toda pessoa que quer se destacar precisa ter.  

Dicas para ser um bom profissional 

Em geral, um bom profissional é aquele que consegue cumprir com suas obrigações no tempo delimitado. Contudo, é normal que tenham pessoas que se percam nos prazos e atrasando algumas entregas. Apesar dessa não ser uma qualidade, isso não faz com que ele não seja ou possa vir a ser um bom profissional, porque todas as pessoas tem o poder, basta que se organizem.

Para isso, algumas ações contínuas são necessárias, sendo elas: 

Tenha um planejamento diário

Com ele, você consegue se organizar melhor e cumprir com todas ou a maioria das atribuições designadas.

Saiba quais são as prioridades 

Focar nos principais assuntos que precisam ser trabalhados auxilia no cumprimento de prazos.

Faça uma coisa de cada vez  

Apesar da vontade de abraçar o mundo ser algo presente em algumas pessoas, saber solucionar um problema de cada vez ajuda a realizá-lo com mais precisão e rapidez.

Seja focado

Se distrair é algo frequente no ser humano. Entretanto, durante o trabalho evite utilizar pertences que tirem a sua distração, como o celular, pois dessa forma você se desconcentra das sua obrigações e acaba ficando cheio de pendências.

Saber dizer não 

Falar não, não faz com que você seja uma má pessoa, pelo contrário, mostra que você tem presença e voz. Em muitos momentos é necessário saber discordar ou negar algo para conseguirmos cumprir com nossas obrigações.

Uma boa noite de sono ajuda todo mundo  

Não tem nada melhor do que uma noite bem dormida para ter um dia melhor. Uma boa noite de sono consegue recuperar nossa energia, melhorar o metabolismo e regularizar a função dos hormônios do nosso corpo.

Perfeccionismo não é sinônimo de excelência 

Ser muito perfeccionista não te torna um bom profissional. Pelo contrário, isso pode ir contra o seu objetivo. Então, dê prioridade a entrega de um trabalho a perfeição, porque é melhor ter algo para apresentar do que ficar de mãos vazias.  

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.