Voltar

Como se comportar em uma entrevista online de emprego

Estudar a empresa e o currículo são fundamentais para saber o que fazer.

Manter a postura certa e evitar muitas gesticulações em excesso evita desvio de foco da conversa seja desviado.

Ser chamado para uma entrevista de emprego é algo bom, mas ao mesmo tempo pode surgir uma série de questionamentos, como “Qual roupa vestir?”, “Como devo me comportar?”, “O que tenho de falar?”. Várias perguntas que se formam em nossa cabeça e que nos deixam nervosos, gerando sofrimento por antecedência, principalmente quando se trata de uma entrevista online. Sabia que existem dicas que podem te auxiliar nesse momento? Segui-las é uma forma de sentir-se confiante e não permitir que o medo tome conta do momento. 

Ultimamente, as entrevistas online têm sido um dos principais recursos utilizados pelas empresas em seus processos seletivos. Os motivos são variados, mas dentre eles podemos citar a praticidade, já que não exige o deslocamento do candidato até o local da entrevista, e a economia, pois há processos que contam com muitas etapas, e demandam maiores gastos tanto pelos candidatos, quanto pelos contratantes. Além de proporcionar maior facilidade, a entrevista online tem sido o principal método adotado na atualidade devido à pandemia do novo Coronavírus, em que evitar o contato é a principal forma de se proteger. E para se preparar para este momento, existem algumas recomendações a serem seguidas.   

A roupa ideal varia de acordo com a empresa 

Apesar da entrevista online ser remota e você ter a chance de estar em sua casa ou outro local que preferir, é necessário apresentar-se com uma roupa adequada, pelo menos a peça que aparecerá durante a transmissão. Tenha em mente que a roupa ideal está ligada ao estilo da empresa à qual você se candidatou para trabalhar. Caso seja uma empresa mais descolada e moderna, não há necessidade de usar terno e gravata, visto que, atuando nela, você quase nunca utilizará esse dress code. Se, pelo contrário, a vaga for para uma instituição mais formal, opte pela roupa social.  

Verifique sua conexão  

Para uma entrevista online ser bem-sucedida, é necessário que a conexão esteja seja estável, por isso, busque sua melhor internet ou tente instalar-se em um local em que ela funciona com maior precisão, caso contrário, o sinal fraco poderá gerar ruídos na comunicação e a conversa travar, o que pode ser prejudicial para sua apresentação. Somando à conexão, é necessário ter selecionado o melhor equipamento para realizar a entrevista: computador, tablet e até o próprio celular, mas dê preferência ao que tem maior agilidade e conectividade, para uma aposta certeira.  

Escolha um local tranquilo  

O local escolhido para a entrevista online tem forte influência no seu desempenho portanto, escolha um espaço calmo e longe de ruídos, assim você terá maior entendimento do que está sendo dito, formulará melhor suas respostas e terá mais concentração, principalmente se houver necessidade de realizar algum teste durante a apresentação. Uma dica para a escolha do espaço é optar por um lugar com boa iluminação, de modo que valorize ainda mais a sua postura diante das câmeras.  

Tenha tudo na ponta da língua   

Em uma entrevista de emprego, seja online ou presencial, é necessário ter tudo na ponta da língua a respeito do seu currículo. Por isso, estude bastante o seu documento para falar com precisão na hora da conversa com o recrutador. Ter domínio do seu material mantém sua calma, passa credibilidade e demonstra originalidade sobre suas atribuições.   

Levando em conta esses elementos, será possível se sair bem em sua entrevista de emprego. Afinal, você tem conhecimento e vontade para atuar na área, só basta saber transmitir todas as suas positividades com profissionalismo, apesar de ser realizada remotamente.