Voltar

Como garantir a segurança das crianças na praia?

Crianças adoram se dispersar, principalmente em praias. Confira as dicas para não transforar a tranquilidade em agonia.

Usar pulseira de identificação e evitar o uso de boia e colchão inflável aumentam a segurança dos pequenos.

Praia é um ótimo lugar para relaxar, se conectar com a natureza e ter melhoras na saúde. Porém, também é um local muito propício para acidentes, devido ao grande número de pessoas. Por ser um ambiente sempre lotado, o cuidado com as crianças é essencial, pois qualquer descuido pode acabar com o momento de diversão.

Mas acidentes não é o único motivo de preocupação. Outro elemento necessário de alerta, é em relação ao desaparecimento de crianças. Segundo a ONG Criança desaparecida, estima-se que, por ano, 50 mil crianças desaparecem no Brasil. E muitos desses casos acontecem no litoral, principalmente em alta temporada, quando, se não houver a atenção necessário, fica complicado localizar a sua. Por essa razão, separamos algumas dicas necessárias para que algo terrível não aconteça com a sua família.  

O primeiro cuidado precisa vir de casa. Antes de se direcionar à praia, converse com a criança para alertá-la a respeito dos riscos e passe algumas informações necessárias de segurança. Uma medida extremamente válida é usar pulseira de identificação. Muitas vezes, principalmente em férias ou datas festivas, os salva-vidas carregam consigo esse utensílio, que pode ser solicitado. Por isso, quando chegar à praias e clubes, fique próximo aos postos de bombeiros, pois dessa forma é possível ter atenção e proteção redobradas.  

Por muitas vezes as pessoas se preocupam com os acidentes que podem acontecer e acabam se esquecendo de ações básicas. O calor excessivo não é bom para as crianças e nem para os pais. Então, não se esqueça de usar protetor solar e reaplicar a cada hora. afinal, proteção nunca é demais. Por falar em calor, a exposição e junto às brincadeiras, faz com que a alimentação e hidratação fiquem em segundo plano. Por essa razão, lembre-se sempre de fazer com que a criança coma e beba bastante água.  

Outro fator que passa desapercebido quando estamos nesse ambiente é a higiene. Crianças geralmente amam brincar na areia, só que ela é suja. Por isso, esteja sempre atento se elas só estão brincando e cuidado com a ingestão de areia. Quando se fala em brincadeiras, a água do mar é uma ótima diversão, porém, extremamente perigosa, uma vez que há o risco de afogamento. Sempre que a criança tiver a intenção de ir para o mar, seja para brincar ou mergulhar, não deixe de acompanhá-la. E lembre-se, água no umbigo, sinal de perigo. Segundo o Ministério da Saúde, 10 crianças perdem a vida por dia, sendo que em muitos desses casos, o problema poderia ter sido combatido com uma simples prevenção.  

Para o pequenino, tudo é motivo de diversão, e todas as coisas que estão ao seu redor viram parte da brincadeira: boia, colchão inflável, etc; É necessário ter atenção com esses objetos, porque apesar de parecerem seguros e passarem a impressão de que vão proteger seu filho, é o mais puro mito. Como o colchão inflável flutua, colocá-lo no mar é um risco, devido ao movimento e profundidade que pode ser levado, tornando maior o risco de afogamento.  

As boias, apesar de serem atrativas devido aos formatos, cores e personagens, são extremamente perigosas, porque furam com facilidade. Então, ao invés de proteger podem colocar a vida da criança em risco. No caso de usar algum equipamento de segurança, opte pelo próprio colete salva-vidas, pois esse, sim, vai garantir a proteção. Atento a esses cuidados, é possível diminuir o número de morte e desaparecimento de crianças.