Voltar

Bombeiro civil: o que faz esse profissional?

Profissional qualificado para atender as mais variadas situações, seja em terra água ou ar.

Combate ao incêndios é só uma das várias funções que são atribuídas ao bombeiro civil.

Bombeiro civil: é impossível que você nunca tenha visto um profissional desse na sua vida. Pelo tanto de funções que ele exerce, poderíamos até cogitar chamá-lo de super-herói. Seja em terra, água ou ar, esse agente de segurança está presente para garantir o bem-estar das pessoas e proteção do local em que atua. Mas, mesmo com uma grande responsabilidade e serviços a serem realizados, ainda existem muitos questionamentos a respeito dessa profissão, em que consiste ser um bombeiro civil?

Até os anos 2000, essa profissão não existia no Brasil. Quem fazia o trabalho desse agente de segurança eram pessoas das próprias empresas que se dispunham para atuar em casos de emergência. Mas, a partir desse ano em diante, uma norma técnica passou a vigorar, tornando obrigatório haver um número mínimo de bombeiros civis qualificado em cada edificação e que eles possuíssem alguns requisitos como: formação, qualificação e recilagem.

Apesar da criação da norma, a profissão o bombeiro civil foi reconhecida apenas em 2009, com a Lei Federal nº1.190. A partir de então, os profissionais passaram a ter os seus direitos as atividades deixaram de ser apenas realizadas por voluntários

Locais de atuação

Shoppings, agência bancária, grandes lojas de departamentos, campus universitário, casas de shows e espetáculos, eventos, estádio de futebol, órgãos públicos ou afins, sempre contam com a presença obrigatória dos agentes de segurança no local. Todos os estabelecimentos precisam dispor desse profissional, porque além de capacitados para atender às mais variadas situações, são responsáveis pela fiscalização de infraestruturas. Algumas de suas atribuições são:

  • Combate a incêndio;
  • Prestação de socorro a vítimas;
  • Inspeção de instalações dos prédios;
  • Treinamento de conscientização de grupos;
  • Inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança;
  • Solução para vazamentos de produtos químicos.

A diferença entre bombeiro civil e militar

A confusão entre bombeiro civil e militar é algo comum de acontecer. A principal diferença entre os dois, é que o civil tem licença para atuar em diversos locais, porém sempre dentro dos limites da propriedade que foi contratado. Geralmente o curso desses profissionais são mais rápidos.

Já o militar atua em qualquer lugar em que o socorro seja necessário. Por precisarem lidar com as mais amplas situações que podem aparecer, a duração do curso é de, no mínimo, nove meses, com dedicação exclusiva. O bombeiro civil é o profissional que presta o atendimento necessário antes da chegada de socorristas e força militar.

Onde encontrar um agente de segurança?

Pela necessidade depois de bombeiro civil nas instalações, muitas empresas tendem a se questionar como podem fazer a contratação do profissional. Nesse caso, a busca por empresas especializadas em segurança e que oferecem o serviço é a melhor opção, devido à qualificação e treinamento dos profissionais - além de possuírem o auxílio da empresa contratante para acompanhamento.