Voltar

Biometria de segurança: o que muda nos cuidados e proteção?

Por ser um recurso menos suscetível a fraudes, a biometria de segurança tem sido a aposta de empresas e condomínios para aumentar a segurança e controlar o acesso das pessoas.

Biometria de segurança vai muito além da impressão digital.

Seja nos celulares ou computadores, a tecnologia está presente em todos os setores. A área da segurança também passa por transformações e traz qualificações para fazer jus ao que promete, ou seja, manter as pessoas protegidas. Uma das apostas tem sido o uso de biometria de segurança em empresas e condomínios. Mas, como esse recurso auxilia na proteção?

Biometria de segurança nada mais é do que um recurso tecnológico que possibilita a medição da vida, ou seja, a identificação de características físicas e comportamentais de cada indivíduo. Ao utilizar este recurso na área de segurança, fica mais complicado conseguir realizar o acesso a algum espaço que exija a biometria, pelo fato de que cada um tem as suas particularidades que são diagnosticadas por essa medição.   

Para que serve a biometria de segurança?  

A biometria de segurança tem várias funcionalidades. No próprio celular facilita o desbloqueio do aparelho sem que seja necessário adicionar a senha. Apenas utilizando sua digital, leitor de retina ou reconhecimento facial, você consegue acessar o seu celular. Porém, a funcionalidade deste recurso vai muito além do desbloqueio, ele pode:

  • Controlar o acesso físico de pessoas; 
  • Identificar e localizar criminosos;
  • Proteger de dados;
  • Fazer reconhecimento.

Quais tipo de biometria existem? 

Se você acha que biometria está associada apenas à digital, está enganado, porque existem outros recursos que compõem este método. Sendo alguns deles:

  • Reconhecimento facial;
  • Reconhecimento de Íris;
  • Reconhecimento de voz;
  • Reconhecimento de retina;
  • Reconhecimento pela digitação.

Os benefícios deste recurso

Por ser um recurso que identifica as pessoas e suas ações e é mais complicado de ser burlado já que cada pessoa é única, a utilização da biometria de segurança é uma forma de se manter mais seguro, não é à toa que as empresas têm trocado os cartões magnéticos por reconhecimento biométrico.

Dentre as vantagens que este mecanismo oferece, tem a necessidade do indivíduo estar presente no local para fazer o reconhecimento. Então, o controle de acesso de pessoas não autorizadas acaba sendo mais eficaz.

Para que a validação seja totalmente confirmada, existe todo um processo de reconhecimento.  

Captura - Apresentação de alguma biometria que esteja cadastrada no sistema para que possa fazer o reconhecimento.  

Leitura - Análise da biometria com os dados do sistema.  

Identificação - Reconhecimento do indivíduo e liberação de acesso.  

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.