Voltar

Aprenda o que fazer em um assalto

Manter a calma e ser colaborativo evitam incidentes maiores.

Evitar distrações e mexer em objetos de valor são formas de prevenção.

A deficiência na segurança pública e outros fatores sociais fazem com que o número de roubos, furtos e assaltos aumentem cada dia mais. Não é à toa que as empresas de segurança são cada dia mais notáveis no mercado. Porém, em uma situação de perigo em que não haja nenhum funcionário que trabalhe com proteção por perto, você sabe o que fazer? Seguir algumas instruções é fundamental, não só para preservar a sua vida, como para evitar que a situação fique ainda pior do que já é. Separamos algumas recomendações que devem ser adotadas.

Evitar o estresse  

Quando estamos fora de nossas atividades comuns, é natural ficarmos nervosos. E, em caso de assalto, o nervosismo tende a ser ainda maior, pois além da se atípica, também estamos em situação de perigos. No entanto, evitar maior estresse com a situação, é uma das primeiras ações que devem ser tomadas. Por isso, por mais complicado que seja o momento, mantenha a paciência e como especialista na área de segurança recomendam, nunca reaja.  

Seja colaborativo  

Além do incidente ser muito desagradável, deixar de fazer o que o assaltante pede pode ser ainda pior. Por mais desconfortável que seja, seguir os comandos do bandido é uma forma de prevenir maiores desdobramentos, evitando que ele fique nervoso e aja de cabeça quente, cometendo crimes ainda mais graves.

Evite movimentos bruscos

Permanecer quieto é um jeito de aumentar a sua segurança, porque qualquer movimento mais ousado que você realizar pode ser interpretado pelo assaltante como uma forma de reação, o que pode desencadear em uma ação mais drástica.

Não faça contato direto

Olhar diretamente para o assaltante não é algo que deva ser feito em hipótese alguma, porque ele pode temer que você venha identificá-lo futuramente. Por isso, para sua segurança, mantenha os olhos sempre em direção oposta a que ele se encontra.

Não negocie com o assaltante

Negociação é uma das primeiras coisas que vem em mente quando se fala em assalto. Porém, naquele momento de domínio, você não tem poder algum e está submisso às ordens do infrator. Por isso, evitar esse tipo de ação é poupar acidentes bruscos.

Formas de prevenção

Além dessas ações que devem ser tomadas em caso de assalto, existem algumas medidas que podem ser preventivamente ao incidente. Por exemplo, para proteger residências, a contratação de uma empresa de segurança, é uma das medidas mais eficazes de prevenção, visto que você conta com profissionais treinados e que possuem os recursos necessários para agir em situações de risco, além de estarem monitorarem sua residência na sua ausência.

Quando se trata de assalto na rua, é recomendado sempre estar atento aos acontecimentos ao seu redor, porque são os momentos de distração escolhidos pelos assaltantes para absorverem as vítimas. Por isso, evite andar distraído e com objetos de valor na mão.